“DISCURSO EM HOMENAGEM AO ADVOGADO TRABALHISTA DR. FRANCISCO ARY MONTENEGRO CASTELO”
Saúdo as Autoridades Públicas com presença neste evento, tanto as sentadas à mesa alta, como as que estão na nossa assistência.
Fui responsabilizado pelos meus pares da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, da tarefa desafiadora de discursar em homenagem ao eminente Advogado Francisco Ary Montenegro Castelo, renomado e nacionalmente conhecido, Advogado Trabalhista, Líder de Classe, palestrante e conferencista de inúmeros Congressos, Seminários e Simpósios.
O meu objetivo confesso nessa saudação é de associar um papel a um grande líder de Classe em uma perspectiva ampliada da grandeza de nossa profissão.
O Professor de Advocacia, Dr. Francisco Ary Montenegro Castelo é uma voz trabalhista de combatividade e resistência em pról da difusão dos conhecimentos e desenvolvimento de nossa atividade. De postura altiva e independente, como deve ser um homem deste jaés, grande defensor da Classe, Ary sempre foi um modelo a ser seguido.
Este Advogado, Paradigma da Classe, um confesso amante de vinhos finos e raros de safra, nutre-se de irresignação do nosso dia a dia, preparando-se para o bom combate para liberar e voz no exercício de nossa amada Advocacia.
O nosso homenageado é nascido na cidade de Cedro no Ceará, de ascendência famosa no Estado, Ary até me confidenciou que o Estádio do Castelão, palco do disputado derby entre o time do Ceara e Fortaleza, é em homenagem a sua família, sempre brincando com a sua origem. Cabe consignar que desse estado surgiram talentos do Direito como Clovis Bevilacqua, Fran Martins e Paulo Bonavides.
Cursou o primário, ginásio e o clássico, no Ceara, Minas Gerais, e Rio de Janeiro. Tal qual um estudante viajante, iniciou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceara, terminando-a na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.
Fez sua pós graduação e qualificação de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Ary tem a trajetória de um verdadeiro cidadão brasileiro.
Na luta dos Advogados o nosso Líder, foi Vice Presidente da AATSP, de 1979 a 1980; Presidente de 1981 a 1982, Presidente da ABRAT de 1981 a 1983 e 1983 a 1985 (duas gestões), Conselheiro da OABSP, em quatro triênios, Secretário Geral de 1989 a 1991, tendo ocupado cargos na Presidência de Comissões importantes da nossa Entidade maior.
Advogado com militância em todos graus de jurisdição, conhecia todos os Juízes e Desembargadores e era muito respeitado por eles. Já ouvi diversas vezes o Desembargador aposentando que tanta falta nos faz hoje no TRT2, Sergio Winick, afirmar que o Dr. Ary nunca perdia processo na Quarta Turma.
Sabemos nós que não é comum homenagear-se pessoa viva, mas nós da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, prestigiamos em nossas atividades, os nossos Paradigmas em vida, e durante a vida toda, como fonte inspiradora que nos pões em pé e na Luta diária.
Sabemos que a bola da vez, no debate do parlamento brasileiro e na sociedade, por defensores do pior do Capital, é de tentar flexibilizar os Direitos Sociais Trabalhistas, se valendo da mídia equivocada ou reacionária, para além de atacar os Advogados Trabalhistas, e juízes, tentar implantar a barbárie para os nossos trabalhadores, em um mundo sem lei.
Mestre Ary nós vamos resistir, e você pode contar conosco em mais essa batalha!
O presente reconhecimento público é no sentido da eleição de um modelo de Advogado e líder da nossa Classe, e criar um norte em nossa profissão e na sociedade. Essa homenagem que nós sempre devíamos ao nosso querido Francisco Ary Montenegro Castelo, termina afirmando que o seu nome na nossa vida, passa a ser um título, de verdadeiro Herói da Advocacia Trabalhista, a iluminar como uma luz, o caminho difícil da honrada Advocacia, pela qual você lutou.
Obrigado “Mestre Ary”
São Paulo, 12 de Agosto de 2016.
Lívio Enescu
Presidente
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.