Publicada em: 12/03/2019 / Atualizada em: 13/03/2019
Na noite da segunda-feira (11), no ATT Lounge, espaço da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), na Barra Funda, aconteceu o evento Dia Internacional da Mulher na AATSP, com a outorga da edição 2019 do Prêmio Ritsuko Tomioka. Também houve o lançamento da obra jurídica O Novo direito e o processo do trabalho – um olhar crítico, das organizadoras Giovanna Magalhães e Tainá Góis.
Desembargadora-presidente do TRT-2 aplaude as homenageadas
Estiveram presentes a desembargadora-presidente do TRT-2, Rilma Aparecida Hemetério, os desembargadores Leila Aparecida Chevtchuk de Oliveira (TRT-2) e Jorge Luiz Souto Maior (TRT-15), além dos diretores da AATSP, juristas, advogados e demais convidados.
Homenagens
A presidente da AATSP, Sara Hakim, iniciou a cerimônia, discursando em nome das mulheres: “Dia representativo para toda a comunidade jurídica, mulheres e homens. Essa ocasião reforça a luta pelos direitos das mulheres em lutas históricas ou cotidianas, travadas por mulheres reconhecidas ou anônimas. Queremos voz, queremos igualdade; ocupar os espaços de poder, e que sejamos respeitadas quando lá estivermos”.
A presidente Rilma Hemetério destacou para os presentes: “Cabe ressaltar que a Justiça do Trabalho de São Paulo é uma justiça predominantemente feminina: as juízas substitutas são 56% do total; as titulares, 61,7%; desembargadoras, 54,4%; servidoras, 52,1%; servidoras que ocupam cargos de chefia no Tribunal, 55,1%”. E concluiu: “Justiça: substantivo feminino”.
O prêmio Ritsuko Tomioka foi batizado em homenagem à advogada falecida em 31 de maio de 2012, considerada um ícone entre os advogados do trabalho, com quase 50 anos de atuação. Ele é concedido a pessoas que se destacam no engrandecimento da advocacia trabalhista. As homenageadas da noite foram as juristas Kenarik Boujikian Felippe, Arlete Paciléo, Carmen Dora de Freitas Ferreira, Cássia Marize Hatem, Moema Baptista e Sonia Maria Bueno Martins. A desembargadora Ivani Contini Bramante, do TRT-2, também homenageada, não pôde comparecer.
Acima, as condecoradas da noite (da esq. para dir.): Arlete Paciléo, Carmen Dora, Kenarik Boujikian, a presidente Sarah Hakim, Cássia Hatem, Moema Baptista e Sônia Martins
Empoderamento
Diversos pronunciamentos das condecoradas e dos presentes louvaram a participação imprescindível das mulheres na justiça. A desembargadora Kenarik Boujikian, do TJ-SP, lembrou: “Sem mulheres, não há direitos humanos. A Justiça do Trabalho trata fundamentalmente de direitos humanos, e nossa luta é para que isso não se perca em meio ao ódio e ao aniquilamento das pessoas mais desvalidas, como tem acontecido”.
A advogada Margarete de Cássia Lopes, secretária-geral adjunta da seccional de OAB – São Paulo e representando a presidência nacional da ordem, disse que o evento buscava “concretizar a valorização da posição das mulheres em seus espaços institucionais”. A homenageada Carmen Dora de Freitas Ferreira, advogada e servidora aposentada do TRT-2, destacou o momento ser de “luta e reflexão, para seguir fortalecendo as mulheres em busca de respeito e de igualdade de condições”. Algo que, segundo a jurista, se faz “ainda mais necessário quando se trata da mulher negra. É uma resistência atuar desta forma”.
Em entrevista, a desembargadora Rilma Hemetério, que se apresenta com orgulho como “a primeira mulher negra a dirigir o maior tribunal do trabalho do país”, disse que aquele evento ia ao encontro de “empoderar as mulheres de forma geral, e as advogadas de forma específica, sempre a lutarem pelos direitos de todos”. Prosseguiu, dizendo que todas elas reivindicavam ali, para todas as mulheres, “as mesmas oportunidades, com dignidade e com o mesmo salário para os mesmos cargos”. E concluiu: “Que as mulheres e os homens caminhem juntos – nunca adiante ou atrás, mas sempre lado a lado”.
Texto: Alberto Nannini; Fotos: Allan Lustosa – Secom/TRT-2
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Incansável na luta pelos Advogados e Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.