Palavra do Presidente: “Minha querida Maria da Penha”

Minha querida Maria da Penha,

                Quando menina percebestes pela cor, que eras diferente. Na vida dura de criança, com a alma de uma guerreira em formação, preparavas o bote, ou o rebote.

                Da educação e busca de uma identidade, a Advogada Social já estava no desenho e no começo da história de quem vinha para o enfrentamento, sem medo de cara feia.

                Ser Mulher, Negra, e Advogada Trabalhista era muita provocação para os inimigos do povo. Mas a cabeça se ergueu.

                Já Advogada, Penha, tu eras forte na cor e na raça. Escolhestes os fracos para defender e as Entidades, como as nossas AATSP, OABSP e Sindicato dos Advogados e ABRAT para organizar e liderar a Luta, junto com os seus Companheiros, os quais eu tive o privilégio de ser.

                A sua determinação era tanta, que várias vezes dormi ao seu lado, altas horas da noite, ao som de sua voz, por não ter mais forças para acompanhá-la na sua jornada. Maria da Penha era assim, gigante na luta e na vontade de fazer justiça, ainda que a mesma tivesse a cor irascível do preconceito, e a intolerância racial, a enfrentá-la.

                Quis o destino que outra Maria da Penha fosse homenageada com uma lei, destinada a proteger as mulheres criminosamente violentadas, nesse país. Outra guerreira, diga-se de passagem, também.

                Para mim essa lei me lembra você, Penha, em um aspecto mais abrangente, não só na defesa da Mulher, e também daqueles que buscam o respeito e a dignidade, uma missão precípua dos Advogados.

                Querida Penha segue o seu caminho, e espero o que fez de bom na terra, faças também no céu. Quem sabe Penha, na vitória das necessárias cotas raciais, poderemos ter o seu nome em uma nova lei, e dar um não a perpetuação do racismo, que duramente você combateu, que tanto nos envergonha, e nos põe inexoravelmente no terceiro mundo.

                Querida Penha estamos e estaremos sempre juntos. Um beijo afetuoso, minha Guerreira, porque és linda na cor e se não posso ter essa cor, por isso quero o teu amor.

livioentrevistas

Lívio Enescu
Presidente
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.

AATSP-Rodapé-Palavra-do-Presidente